Todos os arquivos do site,  é permitido o envio nos formatos PDF/X-1a, CorelDRAW (*CDR) e imagem (*JPG). Arquivos em CorelDRAW (*CDR), há a possibilidade de requerer a um dos nossos atendentes o serviço de "Pequenos ajustes On- Line" (conferir valores com os mesmos).

1 –CONFIRA SEMPRE A MARGEM DE IMPRESSÃO

  • Todos os layouts para impressão, devem ter uma margem da linha de corte, ou impressão. As margens podem ser com  o gabarito dos arquivos ou com um dos nossos atendentes.

Não utilize margens de bordas e fios de contorno na arte de qualquer material, a margem não terá o mesmo tamanho, ou não irá aparecer. Caso queira uma borda na impressão, recomenda-se colocar a borda 10 mm para dentro do arquivo.

2 - ACABAMENTO EM IMPRESSÃO DIGITAL

2.1 BANNER E LONAS:

  • Obedecer a margem de 10 cm das bordas.
  • Solda nas lonas: As  impressões digitais em lonas são soldadas quando passam do tamanho das mídias de impressão. As mídias possuem as medidas de: 1,60m ; 1,2m ; 0,80m ; As impressões vão ser sempre realizadas na medidas que melhor for aproveitado o material.

2.2 ADESIVOS DIGITAL E MEIO-CORTE EM PLOTTER:

 

  • Adesivo: A impressão de adesivo obedece os tamanhos das mídias, sendo desta forma, para arquivos que ultrapassam o tamanho da mesma são feitos mosaícos, com sobreposição de imagem. Desta forma são feitas repetições das margens, para uma melhor encaixe na adesivação.
  • Medidas das mídias de adesivo leitoso e transparente com corte: 1,22m ; 1,06m ; 
  • Medidas das mídias de adesivo leitoso e transparente sem corte: 1,32m; 1,22m ; 1,06m;
  • Cortes: Os cortes de vinil e adesivo transparente tem uma margem máxima de 1,20x1 m, medidas maiores que está, serão feitas de forma separada. Devendo o aplicador juntar na hora da adesivação.

 

3 – RESPEITE SEMPRE A POSIÇÃO DO BATENTE PARA FRENTE E VERSO.

Para seu serviço não ficar com o verso de cabeça para baixo, coloque a arte “cabeça com cabeça”, ou seja a parte de cima do arquivo virada para parte de cima da repetição do mesmo.
Redesenhe seus arquivos sempre por cima do molde de cada arquivo, disponível após a finalização da compra de qualquer item. Observe a posição correta da arte. Caso a posição do batente não esteja de acordo com o gabarito (orientação da página incorreta), ou material possua a base diferente do gabarito, poderá ser girado automaticamente conforme sugerido (cabeça com cabeça) ex. 51×91 mm (giro de 90º), 91×51 mm.

Caso a sua arte já esteja na posição horizontal NÃO há necessidade de fazer o giro da batida.

4 – CONVERTA SUAS FONTES EM CURVAS.

Para que a fonte (letras) de seu serviço não sofra alteração, converta as fontes em curvas. Para arquivos em Corel DRAW o atalho é: Ctrl + Q. Já no Ilustrator o atalho é: Crtl+ O
Não nos reponsabilizamos por arquivos que a fonte tenha trocado após a impressão do mesmo.

5 – NÃO USE PRETO COMPOSTO EM FONTES, USE SOMENTE PRETO 100%.

Para que não tenha variação na impressão das fontes (letras) e não ocorra decalque. A Gráfica Recife não se responsabiliza por materiais que entrarem em produção com fonte composta, exemplo: (C:100%, M:100%, Y:100%, K:100%). O modo correto de utilização seria: (C:0%, M:0%, Y:0%, K:100%).  

6 – NÃO USE FUNDO CHAPADO COMPOSTO (C:100%, M:100%, Y:100%, K:100%).

O fundo composto pode causar manchas ou decalque no material. Não nos responsabilizamos caso venha a ser produzido com preto composto. Se necessário utilize C: 25%, M: 25%, Y: 0, K:100% para calçar o material. 

7 – NÃO USE LETRAS MUITO PEQUENAS (EX.: CORPO INFERIOR A 6).

Para não causar entupimento de tinta nas fontes (letras), nunca use fontes pequenas vazadas em fundo composto. Caso queira utilizar fontes pequenas, colocar o fundo branco por trás das mesmas. Lembrando sempre da composição de cores mencionado no item 5.

8 – NÃO PROMETA COR IDÊNTICA DA ARTE NO COMPUTADOR E DA IMPRESSÃO.

Além da diferença de calibragem entre os monitores do computador, seu serviço é rodado em grade cooperada com outros trabalhos e não sairá igual. Existe uma variação de 10%, para mais ou para menos, nas cores, e ela poderá ocorrer no mesmo lote de produção. Desta forma, os itens impressos em uma certa data podem sofrer alteração quando reimpressos em uma outra data. Sempre obedecendo a variação de cor mencionada anteriormente.

9 – SEMPRE CONVERTA EM CMYK PREENCHIMENTOS E IMAGENS.

Os efeitos, lentes, degradrês e imagens devem ser agrupados, convertidos em um único bitmap (CMYK 300 dpi), antes de gerar o PDF, para que não perca informações durante a produção. Arquivos enviados em RGB ou PANTONE, a cor pode variar ou não ser impressa.  

10 – SEMPRE ENVIE UM JPG DO ACABAMENTO

Cada um pode ver o seu trabalho de um ponto de vista. Por esse motivo, explique da forma mais clara possível e envie uma boneca em JPG de até 99 kbytes com todas as informações do acabamento. Veja no vídeo o exemplo.

11 – RESPEITE O MODELO DE PDF USADO PELA GRÁFICA, O PDF/X-1A.

O nosso sistema de CTP utiliza este formato de PDF. Outros formatos podem ser incompatíveis, resultando em problemas no seu arquivo. A Gráfica Recife não se responsabiliza por defeitos ocorridos devido ao envio do PDF fora do padrão. 

12 –  EFEITOS DO COREL, NORMALMENTE, CAUSAM PROBLEMAS.

Sombras, lentes, contornos e degradês, devem ser separados (CTRL+K) e converta-os em único bitmap junto com o fundo da arte (bitmap CMYK | 300 dpi | fundo transparente). Sempre imprima um teste antes antes de nos enviar, para saber aproximadamente como sairá o efeito.

13 – ENVIE O VERSO DOS SERVIÇOS 4X1 EM TONS DE CINZA.

O verso em RGB / CMYK poderão ser convertidos para tons de cinza automaticamente ou não serem impressos da forma desejada. Não use verso chapado de preto 100%, para não causar manchas ou decalque no material, não seguindo estas especificações, o verso ou a frente do material apresentará problemas.

14 – SERVIÇOS COM O TAMANHO MENOR QUE O PADRÃO.

Quando seu serviço for menor que o tamanho padrão, siga o modelo enviado, a diferença da impressão para a limitação da imagem sairá sempre em branco.

15 – ENVIE SOMENTE UMA ARTE POR ARQUIVO PDF.

Se você tem mais de um serviço, ou uma mesma arte com vários nomes, gere um PDF para cada nome, ou seja, haverá um arquivo para cada serviço*. Esta é uma exigência do nosso software de CTP, que realiza a montagem automática das grades.
*Exceto crachás e cartão fidelidade. 

16 –  A GRÁFICA RECIFE NÃO CANCELA SERVIÇOS ENVIADOS.

Devido ao nosso curto prazo de produção, não cancelamos arquivos enviados, por isso, certifique-se de que seu trabalho está correto antes de enviar para a Gráfica Recife. Está é uma exigência do nosso software de CTP que realiza a montagem automática das grades. Os materiais liberados do status de REFUGO pelo cliente, não são de responsabilidade da Gráfica Recife. Portanto, fique atento às correções pedidas.

Retire todas as suas dúvidas com nossos vendedores, antes de finalizar alguma compra.

17 – ARTES PARA VERNIZ SEMPRE CONTÊM 04 PÁGINAS.

Devido ao nosso processo de montagem automática, as artes para verniz localizado devem conter sempre quatro páginas, mesmo que seja em branco. O cartão com Laminação sem Verniz Local, caso não possua quantidade correta (4 páginas), o arquivo poderá ser impresso incorretamente.

Exemplo: Cartão de Verniz Local e Cartão somente com Laminação Fosca

  • Página 01 – Frente do Cartão
  • Página 02 – Verniz da Frente ou Página em branco (caso não tenha Verniz), deverá ser feito com cores k100%.
  • Página 03 – Verso do Cartão
  • Página 04 – Verniz do Verso ou Página em branco (caso não tenha Verniz), deverá ser feito com cores k100%.

Atenção: A Gráfica Recife não garante serviços que contiverem:
– aplicação de verniz em fontes menores que corpo 6;
– fios de contorno com espessura menor 0.3 milímetros (inclusive fio mínino);
– aplicação de verniz em áreas onde houver corte reto ou especial.

 

18 – SERVIÇO COM CORTE DE FACA.

O arquivo deverá conter o desenho da faca na última página do PDF. A faca deve estar dentro da medida de margem que orientamos no gabarito.
Exemplo: – 91×51 – Desenho da Faca – 88x48mm
A margem de segurança 3 mm, será contada a partir do desenho da faca.

Importante:
– Faça a arte até a medida final do material, pois ela já é a sangria. Não coloque do mesmo tamanho da faca, pois poderá ocorrer filete branco no material.
– Sempre envie a arte e a faca centralizada em relação à página. O material é cortado sempre pela frente, fique atento a batida do verso do material.

 19 – FORMATOS DE FACA.

Não envie formatos de faca complexos, com curvas acentuadas ou formas vazadas. Este tipo de faca pode causar dano ao material. O desenho da faca deve ser simplificado para melhor confecção e resultado final do produto.

Para as compras de postais com faca especial, será permitido o agrupamento de facas dentro da medida comprada, sendo de mesmo formato / desenho e proporcional aos espaços ocupados (ex. 91x153mm = 3 espaços permitindo até 3 facas iguais).

Para cada cartão com faca especial, é permitido no máximo 2 furos e 2 facas, o que exceder ao permitido deverá ser solicitado análise e lançamento via e-mail.

A Gráfica Recife se reserva no direito de não produzir desenhos complexos.

20 – INFORMAÇÕES DE CADASTRO E DADOS DOS SERVIÇOS.

Ao fazer sua compra pelo site, é muito importante colocar no campo “nome do arquivo”, o nome do material que está sendo enviado.
Ex.: Cartão Padaria, Panfleto Automóveis, Banner 15 anos, para que possa ser localizado de forma mais rápida.

21 – CARTÃO COUCHÊ SEM VERNIZ.

Devido a não proteção de verniz na camada impressa, cartões com cores chapadas, preto 100% ou até mesmo
100% / 25% / 25%, e com imagens contendo cores compostas, podem decalcar na impressão/corte, não sendo cobertos pela garantia, evite-os.

22 – LEIA ATENTAMENTE AS RECOMENDAÇÕES .

É muito importante que sempre utilize os gabaritos para montar sua arte, e em seguida apague todos os objetos que não fazem parte do seu arquivo. A página sempre deve estar no tamanho do arquivo a ser impresso.